(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COATZACOALCOS

Funcionário do Senado mexicano é detido após assassinato de candidato a prefeito


22/12/2021 18:07

Um alto funcionário do Senado mexicano foi detido por suspeita de participação no assassinato de um candidato a prefeito em um município do estado mexicano de Veracruz (leste), informou nesta quarta-feira (22) a procuradoria local.

O detido é José Manuel del Río, secretário técnico da Junta de Coordenação Política do Senado (Jucopo), acusado de envolvimento no homicídio de Remigio Tovar, ex-candidato do partido Movimento Cidadão à prefeitura de Cazones. O crime ocorreu em 4 de junho passado.

Tovar foi executado a tiros a dois dias das eleições. Entre os detidos pelo crime está um homem identificado como Omar "N" (por lei, o sobrenome dos acusados é mantido em sigilo). Ele era seu chefe de campanha e teria conspirado para matá-lo para ficar no cargo, segundo as investigações.

Del Río, que foi duas vezes deputado federal e prefeito do município de Tecolutla (2005-2006), também em Veracruz, é considerado próximo do senador governista Ricardo Monreal, presidente da Jucopo e um dos aspirantes a suceder o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.

Em um vídeo postado em suas redes sociais, Monreal considerou que a captura tinha sido "armada" e que se tratava de "abuso de poder", ao mesmo tempo em que defendeu o "prestígio e a boa reputação" de Del Río.

O detido será apresentado em uma audiência preliminar perante um juiz para que defina sua situação jurídica, segundo um comunicado.

Monreal teve divergências públicas com o governador de Veracruz, Cuitláhuac García, também do partido governista Morena.

As eleições legislativas e locais de 6 de junho passado e a campanha eleitoral foram marcadas pela violência, com 102 políticos assassinados, 36 deles candidatos ou pré-candidatos a cargos locais, segundo dados da consultoria privada Etellekt.

Veracruz é um dos estados mais afetados pela violência dos cartéis do narcotráfico, que disputam seu território, estabelecido ao longo da costa do Golfo do México, assim como pelo conluio entre criminosos e autoridades.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)