(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Começa controle de novas câmeras de vigilância na central nuclear iraniana de Karaj


19/12/2021 12:35

O controle técnico das novas câmeras de vigilância que serão instaladas na usina nuclear da Tesa, na cidade de Karaj, localizada a oeste de Teerã, começou neste domingo (19), disse o porta-voz do programa nuclear iraniano, Behruz Kamalvandi.

Essas câmeras, fornecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), vão substituir as que foram danificadas no dia 23 de junho, durante o que o Irã descreveu como uma operação de "sabotagem" israelense.

Kamalvandi repetiu as três condições para reinstalação de câmeras de vigilância no local: "investigações jurídicas e de segurança sobre sabotagem", "condenação" da AIEA aos atos de sabotagem e uma "investigação técnica e de segurança dessas câmeras no Irã antes de serem instaladas", informou a televisão oficial.

A AIEA chegou a um acordo com o Irã para substituir os equipamentos, descritos como "muito importantes" por seu diretor-geral, Rafael Grossi.

A rejeição de Teerã prejudicou o andamento das negociações de Viena entre Irã, Rússia, Alemanha, Reino Unidos, França e China sobre o programa nuclear iraniano, que foram retomadas em 29 de novembro.

No entanto, o organismo nuclear da ONU não foi capaz de recuperar os cartões de memória de uma câmera destruída no referido incidente, nem mesmo fragmentos. Na sexta-feira, Grossi expressou dúvidas sobre o desaparecimento de alguns dados.

Em Karaj, onde são fabricadas centrífugas para o enriquecimento de urânio, e em outros locais onde o Irã restringiu as inspeções da AIEA desde fevereiro, este só poderá ver o conteúdo das câmeras depois que as sanções americanas forem suspensas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)