(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BERLIM

Alemanha homenageia vítimas de atentado em feira de Natal em 2016


19/12/2021 11:39

Cinco anos depois do atentado com um caminhão contra uma feira de Natal em Berlim, a Alemanha homenageia, neste domingo (19), as vítimas do pior ataque jihadista já sofrido pelo país.

Cometido pelo tunisiano Anis Amri, de 24 anos, e reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), o atentado de 19 de dezembro de 2016 deixou 12 mortos e dezenas de feridos. Uma pessoa faleceu este ano, em decorrência dos graves ferimentos provocados naquele dia.

Uma cerimônia e um discurso do chefe de Estado alemão, Frank-Walter Steinmeier, marcarão os atos da homenagem na tarde de hoje.

O evento será realizado na famosa Igreja Memorial (Gedächtniskirche). Parcialmente destruído durante a Segunda Guerra Mundial, seu campanário domina a praça onde costuma acontecer a feira natalina, a Breitscheidplatz.

Os sinos tocarão às 20h02 locais, momento em que o caminhão foi lançado contra a multidão.

Convidados para a cerimônia, familiares das vítimas pedem investigações adicionais sobre o ataque, especialmente os cúmplices e possíveis mentores intelectuais.

Depois de permanecer foragido por quatro dias, Anis Amri acabou sendo localizado e morto pela polícia na Itália.

A ameaça jihadista continua sendo uma grande preocupação para as autoridades alemãs. Desde 2000, foram frustradas 23 tentativas de atentado desta natureza, de acordo com informação divulgada pelo governo em setembro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)