(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BRASÍLIA

Anvisa aprova vacina anticovid para crianças de 5 a 11 anos


16/12/2021 20:22 - atualizado 16/12/2021 20:26

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (16) o uso da vacina contra a covid-19 dos laboratórios Pfizer-BioNTech em crianças de 5 a 11 anos, em linha com uma lista crescente de países que endossam a imunização para essa faixa etária.

No entanto, não está claro quando o Brasil, gravemente atingido pelo vírus, começará a vaciná-las, se é que vai começar a fazê-lo.

A questão agora está nas mãos do Ministério da Saúde, que deve primeiro decidir se acrescenta as vacinas anticovid infantis ao programa nacional de imunização e adquire doses específicas para crianças.

"A vacinação coletiva diminui a transmissão da Sars-Cov-2 nessa faixa etária, e consequentemente reduz a transmissão de crianças e adolescentes para adultos e idosos", disse Meiruze Freitas, diretora da Anvisa, ao anunciar a decisão.

O Brasil é o segundo país do mundo com mais mortes por coronavírus em números absolutos (mais de 617.000), atrás dos Estados Unidos.

As infecções e as mortes despencaram com o avanço da vacinação. Atualmente, 66% dos 213 milhões de habitantes estão totalmente imunizados.

A campanha de imunização em massa progrediu apesar das críticas do presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, que se recusa a ser vacinado e chegou a afirmar que os imunizantes poderiam transformar as pessoas em "jacarés".

O presidente revelou nesta quinta-feira que pediu "extraoficialmente" o nome dos técnicos que aprovaram o uso da vacina para crianças e que os pais "têm a responsabilidade" de ler a nota em que a Anvisa menciona possíveis efeitos adversos após a injeção.

"Vocês têm o direito de saber o nome das pessoas que aprovaram a vacina a partir de cinco anos para seus filhos. Você decide se compensa ou não", afirmou em sua live semanal nas redes sociais.

Com o mundo observando com preocupação o aumento de casos da nova variante do coronavírus, a contagiosa ômicron, Alemanha, Espanha, Grécia, Croácia e Hungria autorizaram recentemente a imunização de crianças mais novas. Canadá, Estados Unidos, Israel e Chile também liberaram as doses para menores.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)