As decisões foram tomadas após a publicação de uma investigação conduzida pela ONG brasileira "Repórter Brasil", fundada por jornalistas, em colaboração com a Mighty Earth.
De acordo com a ONG, alguns produtos obtidos graças ao desmatamento estão em supermercados europeus em forma de charque, 'corned beef' (um tipo de carne em conserva) ou carne fresca.
"O fato de a Mighty Earth compartilhar os resultados da investigação antes da publicação com as empresas diretamente implicadas deu lugar às declarações de hoje" dos distribuidores, anunciou a organização americana em um comunicado.
A JBS, líder mundial da carne, assegurou em um comunicado que pratica uma política de tolerância zero com o desmatamento ilegal, o trabalho forçado e o uso indevido de territórios indígenas ou áreas protegidas".
A companhia informou ter instalado há dez anos um sistema de controle por satélite de seus fornecedores.
A JBS destacou que neste momento não é possível controlar da mesma forma os provedores de seus fornecedores, mas diz ter investido em uma nova plataforma para obter até 2025 uma rede de abastecimento sem o menor vestígio de desmatamento ilegal.
Após a denúncia da Mighty Earth, o grupo francês Carrefour retirou de suas lojas na Bélgica uma referência da marca Jack Link's, que produz parte de seu charque no Brasil com a JBS.
"Estamos estudando a origem dos produtos que teríamos em outros países - se os encontrarmos - para tomar uma decisão similar se for o caso", confirmou à AFP Agathe Grossmith, diretora de projetos de responsabilidade social corporativa da Carrefour.
A Auchan, por sua vez, informou à AFP que tinha iniciado um procedimento para retirar um produto da Jack Link's na França e que estava investigando sua origem. O grupo também disse que não compra carne bovina brasileira para suas marcas.
Seugndo a Mighty Earth, a rede de supermercados belga Delhaize também se comprometeu a "retirar todos os produtos da Jack Link's de suas prateleiras".
A ONG também destaca as iniciativas de outras redes de supermercado, como Lidl e Albert Heijn, na Holanda, e Sainsbury's e Princes, no Reino Unido, para evitar a venda de carne bovina brasileira, cujos produtores estejam supostamente vinculados ao desmatamento.
"Estas medidas comerciais, juntamente com a nova legislação da UE para combater o desmatamento importado, demonstram que o cerco está se fechando para os destruidores de florestas", disse Nico Muzi, diretor da Mighty Earth Europe.
DELHAIZE GROUP
J. SAINSBURY PLC
CARREFOUR
JBS SA
Publicidade
PARIS
Supermercados europeus prometem retirar produtos à base de carne brasileira por desmatamento
Publicidade
