(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAYFIELD

'Como uma bomba' - cidade de Mayfield é devastada por tornado


11/12/2021 17:22

Após uma angustiante noite de escuridão total, Alex Goodman se deparou neste sábado (11) com a devastação provocada por um potente tornado em sua cidade, Mayfield, no Kentucky: "É como se uma bomba tivesse explodido no nosso bairro".

O dia amanheceu com quarteirões de casas devastados, prédios desabados, árvores arrancadas, grandes edifícios com os telhados arrancados, veículos empilhados e reduzidos a escombros.

Há dezenas de mortes confirmadas, mas teme-se que haja muitas mais. O governador do Kentucky chegou a dizer que prevê que o número de mortos só neste estado passe dos 100.

Goodman sobreviveu à passagem de um dos tornados. "Estávamos no porão", contou à AFP.

- "Patrimônio apagado" -

"A luz piscou e depois faltou. Dava para sentir a casa vibrando. A força do vento e da chuva era incrível. Senti medo", disse Goodman, de 31 anos, que se tornou mãe recentemente.

Uma vez passado o tornado, seu marido e seu pai tiveram que cortar as árvores derrubadas pelo vento para chegar ao seu carro.

Sem as luzes de Natal para se orientar, sem iluminação pública e com o serviço telefônico afetado, eles tiveram que se esforçar para saber como estavam amigos, vizinhos e parentes. "Somos uma comunidade pequena e unida", garante Goodman.

Então, a luz do dia revelou a proporção do desastre. "Moramos em um município histórico e todo o nosso patrimônio histórico foi apagado. Temos quatro igrejas antigas, nosso juizado, nosso banco.... Tudo ficou destruído", explica.

- Escavações noturnas nos escombros -

Um dos prédios mais afetados foi uma fábrica de velas, onde cerca de 100 funcionários trabalhavam em turnos noturnos para atender à demanda das festas de fim de ano. O prédio desabou parcialmente.

Ivy Williams foi à fábrica à noite, em busca da esposa, Janine, funcionária da fábrica.

"Recebi um telefonema da minha mulher às 22h e ela me disse que a tempestade estava muito forte. Disse a ela, 'OK', e desligamos. Então, às 22h30, minha filha ligou para me dizer que o teto tinha caído", contou à CNN.

"Me apressei e quando cheguei lá (...) não era mais um prédio", continuou.

"Então, participei das operações (de resgate) como pude, consegui pegar duas pessoas, uma mulher e um homem. E continuei dizendo o nome da minha esposa, Janine Williams, sem ter resposta. E no sábado vi um homem com quem ela trabalhava, que me disse que ela estava na lista de pessoas que foram retiradas. Mas não sei aonde a levaram".

A série de tornados que se abateu entre sexta o sábado no centro e no sul dos Estados Unidos também devastou outras áreas do Kentucky, assim como os estados de Illinois, Arkansas, Tennessee e Missouri.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)