(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MAYFIELD

Tornados deixam mais de 70 mortos em Kentucky e rastro de devastação no centro dos EUA


11/12/2021 16:05

Vários tornados causaram estragos nesta sexta-feira (10) em cinco estados da região central dos Estados Unidos, deixando 70 mortos apenas em Kentucky, e destruindo um depósito da Amazon em Illinois, onde há cerca de 100 pessoas presas em seu interior.

A cidade de Mayfield, no oeste de Kentucky, foi o "marco zero" da tempestade, um cenário de "devastação maciça", segundo um alto funcionário local.

Fotos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que quarteirões inteiros da cidade foram arrasados, com casas e edifícios destruídos, estruturas de metal retorcidas, árvores caídas e escombros espalhados pelas ruas.

"Tínhamos certeza de que perderíamos mais de 50 moradores de Kentucky. Agora tenho certeza de que esse número supera os 70, e, na verdade, pode acabar ultrapassando os 100 antes do fim do dia", disse o governador do estado, Andy Beshear, em uma coletiva de imprensa em Mayfield.

Anteriormente, o governador havia informado que o telhado de uma fábrica de velas colapsou em Mayfield, deixando "muitas vítimas".

No Arkansas, pelo menos uma pessoa morreu quando um tornado "praticamente destruiu" uma casa de repouso para idosos em Monette, segundo um funcionário do condado. Além disso, outra pessoa morreu em outra parte do estado, segundo a mídia local.

Além dos prejuízos em Arkansas e Kentucky, diversas cidades dos estados de Missouri e Tennessee também sofreram danos com a passagem dos tornados.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tuitou que estes fenômenos haviam causado uma "tragédia inimaginável" na região central do país e prometeu toda a ajuda federal necessária.

Lori Wooton estava na casa de sua filha na localidade de Dawson Springs, em Kentucky, a cerca de 110 quilômetros de Mayfield, quando um tornado se formou com uma rapidez assustadora.

"No princípio, apenas ouvimos a chuva", disse Wooton à emissora CNN. "De repente, era algo muito forte, como um trem", acrescentou.

"Não parece que durou muito... Três ou quatro segundos, e logo desapareceu. No entanto, quando saímos e começamos a ver os danos, não podíamos acreditar", afirmou a testemunha.

Um tornado arrasou tudo o que encontrou em seu caminho em uma área de 320 quilômetros de extensão em Kentucky, segundo o governador Beshear.

O maior tornado que já atingiu os Estados Unidos foi registrado em 1925, no Missouri. A tempestade percorreu 352 km, deixando 695 mortos.

Imagens dos últimos tornados exibidas pelos canais de notícias americanos mostravam cones de nuvens escuras varrendo o chão, iluminados por relâmpagos intermitentes.

Pelo menos quatro condados de Kentucky ficaram devastados.

"Mayfield, no condado de Graves, será o marco zero", disse na manhã deste sábado o diretor de gestão de emergências de Kentucky, Michael Dossett, à rede CNN.

"A cidade levou [...] o pior golpe. Há uma devastação maciça", acrescentou.

O governador declarou estado de emergência antes da meia-noite de sexta-feira (horário local) e disse que equipes de resgate foram mobilizadas na região.

Cerca de 200.000 lares em Kentucky e Tennessee ficaram sem eletricidade, segundo o site PowerOutage.com, que monitora os "apagões" nos Estados Unidos.

Em uma postagem no Twitter, Mitch McConnell, o líder do Partido Republicano no Senado e originário de Kentucky, prometeu "trabalhar com toda a delegação federal de Kentucky para apoiar o pedido do governador Andy Beshear de assistência federal para ajudar as comunidades atingidas com os fundos e recursos necessário para a reconstrução".

- Depósito da Amazon -

Outra tempestade afetou um centro de distribuição da Amazon em Edwardsville, no estado de Illinois, segundo as autoridades locais. A imprensa reportou que por volta de 100 trabalhadores estavam presos no local.

Centenas de funcionários estão tentando, desde a madrugada, resgatar os trabalhadores que faziam o turno da noite e que ficaram presos no depósito, do qual um terço ficou reduzido a escombros.

A polícia de Edwardsville disse que "há confirmação de mortes", mas não detalhou quantas. Por sua vez, a imprensa local fala em duas mortes.

Um alerta de tornado estava ativo para o local no momento do incidente.

Imagens compartilhadas nas redes sociais e pelos canais de televisão americanos mostravam como grande parte do teto do depósito da Amazon em Edwardsville foi arrancado pelo tornado e que uma de suas paredes desabou.

O governador de Illinois, JB Pritzer, disse que a polícia e a defesa civil do estado "estão coordenando de perto [as ações] com as autoridades locais". "Vou continuar monitorando a situação", acrescentou.

"A segurança e o bem-estar de nossos empregados e parceiros são nossas prioridades principais agora. Estamos atendendo a situação e compartilharemos informações adicionais assim que possível", afirmou em um comunicado Richard Rocha, porta-voz da Amazon.

Enquanto isso, no Arkansas, cerca de 20 pessoas ficaram presas depois que um tornado atingiu uma residência para idosos, segundo a mídia local.

Um oficial do condado de Craighead, Marvin Day, disse aos canais de televisão locais que os socorristas conseguiram retirar os idosos do local, mas que a estrutura estava "bastante destruída".

No Tennessee, ao menos duas pessoas morreram em acidentes relacionados com as tempestades, segundo um encarregado da defesa civil citado pela imprensa local.

Cientistas alertam que as mudanças climáticas estão fazendo com que as tempestades sejam cada vez mais poderosas e frequentes, o que gera uma ameaça crescente para as áreas onde os eventos climáticos extremos são comuns.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)