(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIVERPOOL

Principal diplomata dos EUA para Europa viajará para Ucrânia e Rússia


11/12/2021 14:54

A subsecretária de Estado dos Estados Unidos para Europa, Karen Donfried, viajará na próxima semana para Ucrânia e Rússia para falar da mobilização das tropas russas na fronteira entre ambos os países, anunciou o Departamento de Estado neste sábado (11).

Donfried estará em Kiev e Moscou de segunda-feira até quarta, para se reunir com altos funcionários do governo "e para reforçar o compromisso dos Estados Unidos com a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia", acrescentou.

A subsecretária Donfried "insistirá na possibilidade de realizar progressos diplomáticos para encerrar o conflito no Dombas", no leste da Ucrânia, "aplicando os acordos de Minsk", afirmou a diplomacia americana em um comunicado.

Esses acordos, concluídos em 2015 para acabar com o conflito entre o governo ucraniano e os separatistas pró-Rússia, nunca foram respeitados.

Estados Unidos, Otan, os países europeus e a Ucrânia acusam a Rússia de concentrar tropas com o objetivo de uma possível invasão no país vizinho, o que o Kremlin nega.

Depois de uma videoconferência com o presidente russo Vladimir Putin nesta semana, Joe Biden ameaçou a Rússia com sanções em caso de ataque à Ucrânia.

Apesar de as tensões permanecerem altas, os dois líderes decidiram encarregar suas equipes a reuniões de monitoramento para ver se é possível uma desescalada diplomática.

A visita de Karen Donfried será, portanto, um primeiro passo nessa direção.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)