
Várias cidades de Kentucky foram devastadas pelo fenômeno.
Segundo o MetSul, é a pior onda de tornados em uma década nos EUA.
A queda do teto de uma fábrica de velas deixou um grande número de vítimas na cidade de Mayfield, afirmou o governador.
"Antes de meia-noite (de sexta-feira), declarei estado de emergência", afirmou Beshear.
EUA: tornado em Kentucky deixa ao menos 50 mortos e rastro de destruiçãohttps://t.co/u7AaXirGqP pic.twitter.com/cwG4rolsM4
%u2014 Estado de Minas (@em_com) December 11, 2021
Funcionários da Amazon estavam presos em um posto de distribuição da empresa que ficou devastado no dia anterior em Illinois, segundo as autoridades e a mídia, que menciona que poderia haver 100 pessoas no local.
Imagens que estavam sendo compartilhadas nas redes sociais e nos canais de televisão americanos mostravam como uma grande parte do teto do depósito da Amazon em Edwardsville foi arrancada pelo fenômeno, enquanto uma de suas paredes desabou.
Escombros eram vistos por todo o local, mas não ficou claro até o momento se houve feridos ou mortos nessa instalação.
O governador de Illinois, JB Pritzer, disse na sexta-feira: "Minhas orações estão com as pessoas de Edwardsville esta noite".
A polícia e a agência de emergências do estado "estão coordenando de perto com as autoridades locais e eu continuarei monitorando a situação", acrescentou.
Em um comunicado enviado à mídia local, o porta-voz da Amazon, Richard Rocha, disse que "a segurança e o bem-estar dos nossos empregados e sócios é nossa principal prioridade agora. Estamos atendendo a situação e compartilharemos informações adicionais assim que tivermos".
Enquanto isso, outra pessoa morreu em Arkansas e quase 20 estavam presas depois que um tornado atingiu um lar de idosos, segundo a imprensa local.
Um oficial do condado de Craighead, Marvin Day, disse aos canais de televisão locais que os socorristas conseguiram retirar as pessoas presas dali, mas que a estrutura estava "bastante destruída".
No Tennessee, ao menos duas pessoas morreram em acidentes relacionados com as tempestades, segundo um responsável da gestão de emergências citado pela mídia local.