(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OUAGADOUGOU

Presidente de Burkina Faso nomeia ex-funcionário de ONU como primeiro-ministro


10/12/2021 20:00

O presidente de Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, escolheu nesta sexta-feira (10) como primeiro-ministro Lassina Zerbo, ex-funcionário da ONU encarregado da organização de proibição dos testes nucleares, de acordo com um decreto presidencial.

"O presidente [...] decreta: Lassina Zerbo é nomeado primeiro-ministro", informou o porta-voz do governo, Stéphane Wenceslas Sanou, ao ler o decreto na televisão.

Zerbo, de 58 anos, foi secretário-executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares, baseada em Viena, na Áustria, entre 2013 e agosto de 2021.

Ele sucederá Joseph Dabire, que renunciou em 8 de dezembro, depois que o presidente afirmara em novembro que o país precisava de um Poder Executivo "mais forte", em face das manifestações antigovernamentais e da violência jihadista.

Desde 2015, os ataques dos extremistas islâmicos se tornaram cada vez mais regulares e mortais em Burkina Faso, período em que assassinaram cerca de 2.000 pessoas e provocaram o deslocamento de 1,4 milhão de pessoas, especialmente no norte e no leste do país.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)