(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SARAJEVO

Parlamento sérvio da Bósnia dá um passo rumo ao separatismo


10/12/2021 17:46 - atualizado 10/12/2021 17:49

O Parlamento sérvio da Bósnia se reuniu nesta sexta-feira (10) para iniciar o polêmico processo de retirada das instituições comuns, especialmente do Exército, apesar das advertências dos países ocidentais.

A sessão da Assembleia da República Srpska (RS), entidade sérvia do país dividido dos Bálcãs, em Banja Luka (norte), foi realizada na manhã desta sexta e promovida por Milorad Dodik.

O líder político sérvio-bósnio defende a secessão há anos e, desta vez, aparentemente avançou neste sentido.

Após oito horas de debate, os deputados aprovaram o texto proposto por 49 votos a favor e três contra.

Milorad Dodik, de 62 anos, membro sérvio da Presidência colegiada da Bósnia, não para de repetir que o país que copreside é "impossível".

No passado um moderado protegido por países ocidentais, hoje é um nacionalista apoiado pela Rússia e acusa o Ocidente de fortalecer o Estado central sobre a RS.

"Se não temos o reflexo político agora (...) em dois anos não teremos nada para defender", disse.

Em 1995, o Acordo de Paz de Dayton (Estados Unidos) encerrou um conflito armado na região que deixou 100 mil mortos e consolidou a divisão da Bósnia em duas partes, a RS e uma entidade muçulmano-croata.

Com o tempo, um frágil Estado central foi adotando instituições comuns como Exército, Judiciário, impostos e o serviço de inteligência.

Dodik garante que quer recorrer de 140 decisões que transferiram os poderes sobre estas entidades para o governo central, a começar pelo Exército, Judiciário e Fazenda.

Nesta sexta-feira, o Parlamento da RS iniciou o processo com a adoção das "conclusões" que dão ao governo da entidade um prazo de seis meses para "retomar os poderes transferidos", segundo o chefe do SNSD, partido de Dodik.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)