(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Mais eleitores nos EUA, a maioria hispânicos, pedem ajuda por não falar inglês


09/12/2021 17:37

Mais pessoas habilitadas a votar nos Estados Unidos requerem, por lei, ajuda por não saber inglês o suficiente para participar do processo eleitoral, e a maioria delas fala espanhol, informou o Escritório do Censo.

Os Estados Unidos não têm um idioma oficial, mas o inglês é a língua dominante e a Lei de Direitos Eleitorais determina que deve ser dada ajuda aos eleitores que não o dominem.

O Escritório do Censo informou na quarta-feira que 331 jurisdições nos Estados Unidos devem dar assistência com o idioma a seus cidadãos. Em 2016, eram 263.

Atualmente, 24,2 milhões de pessoas com idade para votar em todo o país precisam de ajuda com o inglês, das quais 20,4 milhões são hispânicas. As demais são asiáticas (3,6 milhões) e indígenas ou nativas do Alasca (cerca de 237.000).

Assim como há cinco anos, a assistência em espanhol deve ser dada na totalidade dos estados da Califórnia, Flórida e Texas.

Mas o número de subdivisões políticas nas quais os cidadãos hispânicos requerem ajuda passou de 214 para 232 em 26 estados, destacou o Fundo Educativo NALEO, um grupo que busca assegurar a participação de latinos no governo e em cargos públicos.

De alto a baixo dos Estados Unidos, "a população latina continua crescendo e aumentando a diversidade do eleitorado da nossa nação", disse Arturo Vargas, diretor-executivo do Fundo Educativo NALEO, citado em um comunicado.

"O aumento do número de divisões políticas requeridas para fornecer assistência em espanhol nas eleições demonstra a necessidade de garantir que o idioma nunca seja uma barreira para o direito ao voto de milhões de latinos", acrescentou.

Vargas expressou, no entanto, sua preocupação com "a evidência crescente de uma contagem insuficiente" de hispânicos no Censo 2020, que poderia afetar a qualidade dos dados para garantir que seus direitos civis sejam completamente protegidos.

Nos Estados Unidos, a quantidade de pessoas que se identificam como hispânicos disparou 23% em 2020, o que representa 62 milhões de pessoas, 18,5% da população total.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)