(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Biden ordenou 'preparativos' caso fracasse a via diplomática com o Irã


09/12/2021 17:46 - atualizado 09/12/2021 17:49

O presidente americano, Joe Biden, pediu à sua equipe para estar preparada para um fracasso das gestões diplomáticas sobre o programa nuclear iraniano, disse nesta quinta-feira (9) sua porta-voz, Jen Psaki.

"Diante dos contínuos avanços no programa nuclear do Irã, o presidente pediu para sua equipe estar preparada caso a democracia falhe. Isto requer preparativos", disse, em alusão a "sanções adicionais" contra Teerã.

"Propusemos um caminho diplomático, este caminho permanece aberto", disse Psaki, embora tenha advertido de todo modo que "estamos nos preparando para seguir por um caminho completamente diferente", se for necessário.

As discussões foram retomadas nesta quinta-feira em Viena para tentar ressuscitar o acordo de 2015, que evitaria que a República Islâmica desenvolva a bomba atômica, moribundo após a retirada unilateral dos Estados Unidos três anos depois, durante a presidência de Donald Trump.

O Irã intensificou seu programa nuclear nos últimos meses, restringindo o acesso dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)