(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Putin fala de 'primeiro passo para o genocídio' no leste da Ucrânia


09/12/2021 17:54 - atualizado 09/12/2021 17:55

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta quinta-feira (9) que os moradores do leste da Ucrânia, castigado pela guerra e centro de novas tensões entre seu país e o Ocidente, sofrem uma discriminação que é o "primeiro passo para um genocídio".

"Tenho que falar da russofobia como primeiro passo para o genocídio. Isso é o que está ocorrendo neste momento em Donbass (região do leste da Ucrânia); podemos vê-lo, sabemos disso. E isto certamente se parece com o genocídio do qual o senhor falou", disse Putin a um jornalista durante reunião com o Conselho Presidencial para os Direitos Humanos.

O jornalista, Kirill Vychinsky, que esteve preso entre 2018 e 2019 na Ucrânia, afirmou que "os falantes de russo e membros do povo russo" em Donbass sofriam "condições de vida insuportáveis". Ele também comparou a situação com os crimes da Shoah.

As declarações de Putin ocorrem em meio a tensões com os países ocidentais em relação à Ucrânia. O Ocidente acusa Moscou de concentrar dezenas de milhares de tropas na fronteira com vistas a um possível ataque, o que a Rússia nega.

Há sete anos, a região sofre com uma guerra entre Kiev e os separatistas pró-russos. O conflito deixou mais de 13.000 mortos e sua solução política, prevista nos acordos de Minsk de 2015, está em ponto morto.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)