(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

Potências ocidentais 'determinadas' a garantir respeito à soberania ucraniana


06/12/2021 20:52 - atualizado 06/12/2021 20:55

Diante das "tensões entre a Rússia e a Ucrânia", os líderes da Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Reino Unido "expressaram sua determinação de que a soberania" da Ucrânia "seja respeitada", afirmou a presidência francesa em comunicado divulgado nesta segunda-feira (6).

As autoridades desses cinco países também reafirmaram "seu compromisso de agir para manter a paz e a segurança na Europa", acrescentou a presidência francesa.

O comunicado foi divulgado após uma videochamada entre os cinco líderes, na véspera de uma videoconferência entre os presidentes dos Estados Unidos, Joe Biden, e da Rússia, Vladimir Putin.

As potências ocidentais e Kiev acusam Moscou de preparar uma invasão da Ucrânia, acumulando um grande número de tropas na fronteira.

A Casa Branca alertou nesta segunda-feira que está preparada para atuar em caso de agressão, tanto por meio de sanções econômicas quanto pelo aumento de sua presença militar no Leste Europeu.

Segundo o Palácio do Eliseu, os participantes no encontro apontaram a necessidade da Rússia reativar as negociações com a Ucrânia no âmbito do "Quarteto da Normandia", grupo diplomático também composto por França e Alemanha.

Reagindo ao aumento das tensões com Moscou, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deslocou-se nesta segunda-feira para a linha de frente do conflito que Kiev vem travando com separatistas pró-russos no leste do país desde 2014.

Na semana passada, um alto funcionário dos Estados Unidos disse ao The Washington Post que a Rússia estava preparando uma ofensiva militar com até 175.000 homens para o início de 2022.

Moscou rejeitou repetidamente qualquer intenção belicosa e acusou os países ocidentais de multiplicar as "provocações".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)