(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VERNON

ArianeGroup desenvolverá mini lançador reutilizável para competir com a SpaceX


06/12/2021 08:41

A empresa europeia ArianeGroup desenvolverá um mini lançador reutilizável para competir com os modelos da americana SpaceX, pioneiros nesta tecnologia, anunciou o ministro francês da Economia, Bruno Le Maire.

O lançador deve estar operacional em 2026, disse Le Maire, durante uma visita à fábrica da empresa em Vernon (noroeste da França).

O ministro francês admitiu que a Europa perdeu tempo na área do lançador reutilizável. "Não acreditávamos nisso, ficamos para trás em relação aos nossos parceiros americanos que desenvolveram o SpaceX e o Falcon 9, e devemos recuperar o atraso", completou.

Durante sua visita a Vernon, Le Maire apresentou a estratégia espacial da França, que também inclui a ambição de desenvolver "micro lançadores" também reutilizáveis e uma integração maior das empresas emergentes.

A poucos meses da eleição presidencial de abril e das legislativas de junho, o ministro prometeu um aumento dos postos de trabalho em Vernon.

Esta fábrica, onde são testados os motores dos foguetes Ariane, perderá o motor Vinci - um dos que contém o Ariane 6 -, mas abrigará o futuro motor pesado Prometheus e retomará a atividade de "turbombas", junto ao futuro mini lançador reutilizável.

O ArianeGroup, empresa conjunta criada pela europeia Airbus e a francesa Safran, prepara atualmente o Ariane 6, que deve ser utilizado pela primeira vez no segundo semestre de 2022.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)