(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA DÉLHI

Putin elogia a Índia em viagem para fortalecer vínculos militares e energéticos


06/12/2021 16:17 - atualizado 06/12/2021 16:19

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou nesta segunda-feira (6) a Índia, classificando-a como uma "grande potência" em sua chegada a Nova Délhi, em uma viagem orientada a fortalecer os vínculos militares e energéticos com um aliado tradicional, que também é cortejado pelos Estados Unidos.

A Rússia começou a entregar à Índia seus sistemas de defesa antiaérea de longo alcance S-400, anunciou a diplomacia indiana.

Além disso, à margem do encontro de Putin com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, foi assinado um acordo decenal de cooperação militar e um contrato petroleiro.

"Nós vemos a Índia como uma grande potência, uma nação amiga e uma amizade de longa data", disse Putin ao chegar à capital do país, onde foi recebido pelo primeiro-ministro, Narendra Modi.

Em um esforço para contrabalançar a influência da China, os Estados Unidos buscam reviver o chamado grupo QUAD, um fórum do qual participam Índia, Japão e Austrália, um esforço que gerou alarme em Moscou e Pequim,

A Índia foi um aliado próximo da União Soviética durante a Guerra Fria, uma relação que perdurou e que os dois países qualificam de uma "aliança estratégica especial e privilegiada".

- "Simbólica" -

Esta é a segunda viagem internacional do líder russo desde o início da pandemia, depois de uma reunião em junho em Genebra com o presidente americano Joe Biden.

"A visita de Putin é muito simbólica", comentou Nandan Unnikrishnan, do 'think tank' Observer Research Foudation, com sede em Nova Délhi.

"Tem havido muitas especulações sobre a natureza das relações entre Índia e Rússia e sobre se o vínculo estava se rompendo devido à proximidade da Rússia com a China e da Índia com os Estados Unidos, mas esta visita encerra" as dúvidas, acrescentou.

Neste sentido, Putin terá que lidar com uma dinâmica regional complexa, consequência das tensões crescentes entre Índia e China, outro tradicional aliado de Moscou, após confrontos letais na região do Himalaia.

"A influência russa na região é muito limitada", afirmou Tatiana Belousova da OP Jindal Global University de Haryana, "em especial devido aos vínculos com a China e a indisposição de contrariar os interesses regionais chineses".

- Petróleo -

A gigante energética Rosneft, cujo presidente, Igor Sechin, estava entre os membros da delegação, anunciou em um comunicado que fornecerá à Índia até dois milhões de toneladas de petróleo através do terminal de Novorosíisk, no Mar Negro.

Além disso, a Rússia tem sido um fornecedor de armas de longa data da Índia, que busca modernizar suas Forças Armadas, e um de seus maiores contratos inclui a compra de mísseis terra-ar S-400 de longo alcance, com um acordo avaliado em mais de 5 bilhões de dólares.

"As entregas começaram este mês e vão continuar", destacou nesta segunda-feira o secretário indiano de Relações Exteriores indiano, Harsh Vardhan Shringla.

A transação põe em risco a relação florescente entre Nova Délhi e Washington, que ameaçou aplicar sanções pela compra.

A Lei para Contrabalançar Adversários dos Estados Unidos através de Sanções ('Countering America's Adversaries Through Sanctions Act' ou CAATSA na sigla em inglês) pune a compra de armas russas por qualquer países.

"Nossos amigos indianos explicaram com clareza que são um país soberano e que vão decidir quais armas compram e quem será o sócio da Índia", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, nesta segunda-feira.

O Departamento de Estado americano, por sua vez, informou na semana passada que não tomou nenhuma decisão em relação à Índia.

- Kalashnikovs -

A Índia prevê, ainda, aumentar sua própria produção de armamento, graças sobretudo a uma colaboração com Kalashnikov para a fabricação do fuzil AK-203.

O grupo russo anunciou nesta segunda-feira que tinha fechado um acordo de mais de 600.000 fuzis de assalto, que serão fabricados na Índia.

"Estamos dispostos a começar a produção [...] nos próximos meses", disse o presidente da Kalashnikov, Vladimir Lepin.

Os ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países também se reuniram nesta segunda antes da chegada de Putin.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)