(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Prova de defesa aérea no Irã causa forte explosão perto de usina nuclear


04/12/2021 17:28

Um teste de defesa aérea no Irã desencadeou uma forte explosão perto da usina de enriquecimento de urânio de Natanz neste sábado(4), em meio às negociações sobre o programa nuclear iraniano.

A explosão foi ouvida na cidade iraniana de Badrud, a apenas 20 quilômetros da usina nuclear, informou a agência de notícias oficial Irna.

"Os moradores de Badrud ouviram um barulho e viram uma luz mostrando que um objeto acabara de explodir no céu sobre a cidade", disse uma testemunha à Irna.

Mas o porta-voz do Exército iraniano, general Amir Tarikhani, disse à televisão estatal que não havia motivo para preocupação.

"Uma hora atrás, um dos sistemas de mísseis da área foi testado para avaliar a prontidão no solo e não há nada com que se preocupar", disse Tarikhani.

Israel disse várias vezes que está disposto a usar todos os meios, incluindo a força, para evitar que o Irã adquira capacidade de armas nucleares, e o Irã realiza exercícios periódicos para melhorar as defesas em torno de suas instalações nucleares.

"Para avaliar os sistemas da região, esses exercícios são realizados em um ambiente totalmente seguro e em plena coordenação com a rede de defesa integrada", disse o porta-voz do Exército.

Israel tem pressionado as potências mundiais para suspender as negociações com o Irã sobre o acordo nuclear de 2015, que foi retomado em Viena na segunda-feira.

Os Estados Unidos advertiram neste sábado que não permitiriam que o Irã "caminhasse lentamente" nas negociações sobre seu programa nuclear.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)