UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTOCOLMO

Vaticano contribui para bloquear um texto diplomático feminista


03/12/2021 14:53

O Vaticano, em uma aliança inesperada com a Rússia, ajudou nesta sexta-feira (3) a bloquear uma resolução diplomática internacional preparada pela Suécia sobre a necessidade de aumentar o papel das mulheres na resolução de conflitos.

A Suécia, que inventou o conceito de "diplomacia feminista" e detém a presidência rotativa da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), apresentou a resolução, em princípio consensual e não vinculativa.

Mas o texto, que não foi divulgado, foi bloqueado "pela Rússia e pelo Vaticano", disse a ministra sueca, Ann Linde, ao final de uma reunião da organização em Estocolmo.

A declaração, focada na "autonomização econômica das mulheres", procurava afirmar a necessidade de fortalecer seu lugar na sociedade para promover a segurança mundial e seu papel na resolução de conflitos.

Poucos textos são adotados na OSCE, devido à demanda por unanimidade e às divergências de pontos de vista de seus membros ocidentais, especialmente em relação a Moscou.

Mas a Suécia tinha grandes esperanças de que esse texto fosse aprovado e ficou surpresa ao ver o Vaticano ajudando a rejeita-lo.

LINDE


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade