(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VIENA

Ministro do Interior será o novo chanceler da Áustria


03/12/2021 12:08 - atualizado 03/12/2021 12:13

O partido conservador austríaco designou nesta sexta-feira (3) como novo líder o ministro do Interior, Karl Nehammer, que será o novo chanceler do país, após a aposentadoria de Sebastian Kurz.

"Fui designado hoje (sexta-feira) por unanimidade da direção do ÖVP como presidente do partido e, por isto, como candidato ao cargo de chanceler", declarou Nehammer à imprensa.

"Estou muito agradecido, é uma honra e um privilégio que não esperava", completou.

O político, de 49 anos, anunciou uma grande reforma ministerial, definida em consenso com os ambientalistas, que são sócios da direita no Executivo desde janeiro de 2020.

"Nosso objetivo é iniciar rapidamente as discussões com o presidente" Alexander Van der Bellen, que deverá confirmar o novo governo.

A data da posse ainda não foi definida.

Este anúncio encerra um capítulo depois de Kurz anunciar na quinta-feira que deixava a política após uma carreira meteórica, frustrada por uma acusação de corrupção.

Kurz - que assumiu o cargo com 31 anos - renunciou ao seu cargo de chanceler em outubro devido à abertura da investigação, mas se manteve no comando do partido, para depois anunciar sua aposentadoria da política na quinta-feira.

Alexander Schallenberg, que assumiu de forma interina a chancelaria, voltará ao seu cargo de ministro das Relações Exteriores.

- Um militar no comando -

"Vimos o final de um processo que começou em outubro", explicou o cientista político Thomas Hofer. "Kurz esperava, a princípio, voltar rapidamente e por isso seu partido colocou Schallenber, que nunca teve a ambição" de liderar o governo.

A situação é "diferente com Karl Nehammer, que deve imprimir sua marca e indiretamente romper com a equipe de Kurz" para colocar "novos rostos" no gabinete, disse o especialista.

Para Julia Partheymuller, acadêmica da Universidade de Viena, sua chegada "confirma o fim da era Kurz".

Nehammer iniciou sua carreira no exército, chegando ao grau de tenente, para depois se transformar em um rosto televisivo, dar uma guinada para a comunicação política e depois ser eleito deputado em 2017. Em janeiro de 2020 foi nomeado ministro.

Os especialistas o consideram um dirigente "leal" ao seu partido, mas apesar de ter sido parte do governo, não é próximo de Kurz.

Nehammer é intransigente em questões como o direito ao asilo e foi duramente criticado por ONGs por ter expulsado crianças no meio da noite e ter desejado enviar cidadãos afegãos a Cabul no momento em que os talibãs estavam prestes a tomar o poder.

Kurz disse em sua despedida que deseja iniciar "um novo capítulo" e afirmou que está "exausto" das acusações recentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)