(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MOSCOU

Novo módulo espacial russo é acoplado à ISS


26/11/2021 17:30

O novo módulo espacial Pritchal, da Rússia, se acoplou com sucesso na Estação Espacial Internacional (ISS) nesta sexta-feira (26), tornando-se a segunda nave de seu tipo colocada em órbita por Moscou este ano, depois de Nauka.

O procedimento foi realizado de modo automático às 15h19 GMT (12h19 de Brasília), de acordo com a agência espacial Roscosmos, que divulgou imagens do módulo flutuando no espaço com os oceanos azuis e as nuvens brancas da Terra ao fundo.

"Uma vez concluídas as verificações de impermeabilização, os membros da tripulação russa abrirão as escotilhas de transição e realizarão as operações finais", explicou.

"Hoje podemos dizer que o segmento russo da Estação Espacial Internacional está completo", disse o diretor da Roscosmos, Dmitri Rogozin, em um comunicado.

O Pritchal ("plataforma" em russo) decolou na quarta-feira com um foguete Soyuz 2.1B a partir do cosmódromo russo de Baikonur, no Cazaquistão.

Os astronautas russos conectarão agora o Pritchal à ISS em um passeio espacial programado para 19 de janeiro, e em 18 de março sua primeira espaçonave tripulada, a Soyuz MS-21, será acoplada lá.

Além do módulo, a missão também entregou quase 700 quilos de suprimentos e equipamentos para a ISS.

O Pritchal servirá como um núcleo de acoplamento permanente para o segmento russo da ISS junto com o Nauka ("ciência" em russo), um módulo científico cujo lançamento foi atrasado por quase 15 anos por problemas técnicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)