(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BUNIA

Ataque contra mina de ouro no Congo deixa quatro mortos, incluindo dois chineses


25/11/2021 15:03

Pelo menos quatro pessoas, duas chinesas e uma uganesa, foram mortas em um ataque realizado por milícias em um depósito de ouro no nordeste da República Democrática do Congo, região abalada pela violência, informaram fontes locais e militares nesta quinta-feira (25).

Milicianos do grupo armado Codeco (Cooperativa para o Desenvolvimento do Congo) atacaram a mina de Damblo na quarta-feira, onde vários chineses estão instalados, no território de Djugu, disse à AFP Lokana Pay, presidente da sociedade civil de Mungwalu.

Durante o ataque, "todos os trabalhadores estavam lá e havia doze chineses", disse ele. Os milicianos "mataram dois chineses, seus corpos foram encontrados naquele lugar e os [outros] dez estão desaparecidos", disse ele.

A mina Damblo está localizada a cerca de 60 km a nordeste de Bunia, capital da província de Ituri.

Questionado sobre o assunto, o porta-voz do Exército em Ituri confirmou o ataque e a "morte de dois chineses. Um cidadão ugandense e uma congolesa (...) também foram mortos por esses milicianos", explicou o porta-voz, tenente Jules. Ngnongo.

Tanto Ituri quanto a província vizinha de Kivu do Norte estão em estado de exceção desde 6 de maio, uma medida extrema para combater grupos armados. Lá, as autoridades civis foram substituídas por militares e policiais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)