(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESTOCOLMO

Nomeação de Andersson como premiê será votada novamente pelo Parlamento sueco


25/11/2021 12:06

Após sua caótica renúncia na quarta-feira, a líder social-democrata sueca Magdalena Andersson passará por uma nova votação no Parlamento na segunda-feira para se tornar primeira-ministra, anunciou o presidente da Câmara nesta quinta-feira(25).

Andersson foi eleita na manhã de quarta-feira, mas teve que renunciar sete horas mais tarde, depois que seu projeto de orçamento foi derrubado e ambientalistas decidiram deixar o governo, tudo no mesmo dia.

"Lamento profundamente os acontecimentos ocorridos ontem [quarta-feira] no Parlamento", declarou o presidente da instituição, Andreas Norlen.

Esse alvoroço parlamentar "parece incompreensível para o povo sueco e prejudica a confiança no sistema político", lamentou ele durante uma entrevista coletiva.

Depois de sondar os chefes dos partidos, Norlen concluiu que suas intenções não haviam mudado em relação à eleição da futura primeira-ministra.

Assim, a candidatura de Andersson será colocada em votação na segunda-feira, anunciou o presidente da Câmara.

O futuro governo, a princípio, só será formado por social-democratas, sem ambientalistas.

Embora tenha sido eleita horas antes, a economista de 54 anos não havia assumido oficialmente suas funções antes de renunciar.

Tradicionalmente, a posse oficial ocorre após o governo ser apresentado ao rei, algo que originalmente deveria ser feito na sexta-feira.

A Suécia nunca teve uma primeira-ministra. A posição foi preenchida até agora por 33 homens desde seu criação em 1876.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)