(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DABEIBA

Chefe da ONU alerta para 'inimigos da paz' na Colômbia


23/11/2021 19:00

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, reconheceu nesta terça-feira (23) que a paz na Colômbia enfrenta "inimigos" e expressou solidariedade às vítimas da violência que seguiu o acordo histórico que há cinco anos marcou o fim da guerrilha das Farc.

"O objetivo da paz é evitar que haja inimigos em uma sociedade, mas infelizmente há inimigos da paz", afirmou o secretário-geral das Nações Unidas durante sua visita ao município de Dadeiba, no departamento de Antioquia (noroeste).

Acompanhado do presidente da Colômbia, Iván Duque, e de Rodrigo Londoño, comandante da guerrilha dissolvida, Guterres esteve em uma das áreas onde os rebeldes concluem seu processo de integração social e econômica.

O Secretário da ONU expressou sua solidariedade às "vítimas, familiares e amigos das vítimas" da violência contra ex-combatentes, lideranças sociais e indígenas, alvos frequentes dos grupos que continuaram na guerra apesar da dissolução das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

"Tomo nota das preocupações expressas, especialmente quanto à insegurança", disse Guterres por ocasião dos atos do quinto aniversário do acordo que reduziram significativamente a intensidade de um conflito que em mais de meio século deixou nove milhões de vítimas entre mortos, mutilados, desaparecidos e principalmente desalojados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)