(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Diretor da AIEA começa reuniões com autoridades iranianas


23/11/2021 07:35

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, começou as reuniões previstas com as autoridades iranianas, nesta terça-feira (23), em Teerã - informou uma fonte oficial, a uma semana do início das cruciais negociações em Viena sobre o acordo nuclear.

Após sua chegada a Teerã na segunda-feira (22), Grossi se reuniu hoje com o diretor da Organização Iraniana de Energia Atômica, Mohammad Eslami, relatou a agência de notícias iraniana Irna.

Ele então se encontrará pela primeira vez com o ministro iraniano das Relações Exteriores, Hossein Amir Abdollahian, responsável pelo braço político da questão nuclear no novo governo.

Na segunda-feira, horas antes da visita de Grossi, o porta-voz do Ministério iraniano das Relações Exteriores, Said Khatibzadeh, disse esperar que "a visita seja tão construtiva quanto as anteriores".

"Sempre aconselhamos a AIEA a se manter na via da cooperação técnica e não permitir que certos países prossigam com seus objetivos políticos em nome deste órgão", afirmou Khatibzadeh.

Em sua última visita a Teerã, em 12 de setembro, Grossi não chegou a se reunir com o diretor da organização nuclear iraniana.

Estes encontros acontecem antes da retomada em Viena, em 29 de novembro, das negociações para se tentar salvar o acordo de 2015. Este pacto tem como objetivo impedir Teerã de desenvolver armas nucleares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)