(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PHU QUOC

Turística ilha do Vietnã reabre com grandes expectativas


20/11/2021 14:41

O guia Lai Chi Phuc estava contando os dias para a volta dos turistas às praias e à selva tropical da ilha vietnamita Phu Quoc, que sonha em se tornar o destino da moda para o turismo na Ásia, depois que as restrições pela pandemia forem suspensas.

Neste sábado (20), cerca de 200 sul-coreanos chegaram à ilha, perto do litoral do Camboja, nas águas de cor azul-turquesa do Golfo da Tailândia, depois que o Vietnã lançou um programa para permitir a entrada de turistas vacinados em seu território.

Entre os visitantes, estava Tae Hyeong Lee, que voltou à ilha pela terceira vez, ansioso para aproveitar as praias de areia branca.

"É maravilhoso estar aqui. É a primeira vez que viajo para fora da Coreia do Sul desde o início da pandemia", disse ele à AFP.

A estada dos turistas promete ser um turbilhão de atividades e entretenimento no complexo hoteleiro de 12.000 quartos, que também conta com um parque de diversões, campo de golfe, cassino, zoológico e até mesmo uma miniatura de Veneza.

Este resort de US$ 2,8 bilhões foi inaugurado há seis meses, quando a covid-19 devastava o turismo em todo mundo, e outros países, como a Tailândia, repensavam seus modelos de turismo de massa.

- Competir com a tailandesa Phuket -

Antes da reabertura neste sábado, a equipe do resort Vinpearl - onde os sul-coreanos ficarão - limpou a praia, colocou mesas e tirou as cadeiras de praia.

"Quando soubemos que os visitantes estavam voltando, me emocionei muito", disse o gerente de turno Ngo Thi Bich Thuong.

Em 2019, antes da pandemia, cerca de cinco milhões de pessoas visitaram Phu Quoc. Entre eles, havia meio milhão de estrangeiros, a maioria de China, Coreia do Sul, Japão e Rússia.

Vingroup, o poderoso conglomerado que administra o novo complexo, quer transformar a ilha em "um novo destino internacional no mapa turístico mundial".

Para enfrentar o boom turístico, foi planejada a construção de 40.000 quartos de hotel, alguns já construídos, e outros, em andamento, ou previstos, disse à AFP o vice-presidente da Junta de Assessoria Turística do Vietnã, Ken Atkinson.

"São mais chaves de hotel do que em Sydney, Austrália", disse ele.

O plano é transformar a ilha em algo com a mundialmente famosa ilha tailandesa de Phuket.

Em 2005, Atkinson levou um grupo de altos executivos vietnamitas a Phuket e lembrou-lhes que esta vibrante cena turística tailandesa foi construída ao longo dos anos.

"No Vietnã, a tendência é querer tudo de uma vez. Infelizmente, não acho que se tenha prestado atenção suficiente no benefício de longo prazo para a ilha", afirmou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)