(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MANAMA

Tempo para negociações sobre programa nuclear iraniano é curto, alertam os EUA


19/11/2021 17:36

O enviado americano para o Irã, Rob Malley, alertou nesta sexta-feira (19) que o Irã "não está no caminho certo" depois de aumentar suas reservas de urânio enriquecido, a 10 dias da retomada das negociações sobre seu programa nuclear.

"Os avanços do Irã estão semeando preocupação na região (...) O tempo para um retorno ao acordo é curto", disse Malley em uma conferência sobre segurança em Manama, Bahrein.

Após cinco meses de suspensão devido à eleição do novo presidente ultraconservador, Ebrahim Raisi, as negociações entre o Irã e as grandes potências serão retomadas em Viena em 29 de novembro para tentar salvar o acordo de 2015 que impede Teerã de se munir de uma arma nuclear.

Essas negociações ocorrem entre Teerã e os demais signatários (França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China), e os Estados Unidos participam indiretamente, depois que Washington se retirou do pacto em 2018.

Na quarta-feira, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) divulgou um aumento significativo na quantidade de urânio altamente enriquecido produzido nos últimos meses pelo Irã, contrariando seus compromissos no acordo.

"Se o Irã continuar nesse ritmo, chegará um momento em que será impossível ter benefícios, mesmo se voltar ao acordo", disse Malley.

"Caso reafirmem suas declarações, infelizmente não estamos no caminho certo. Mas esperamos para ver o que acontece", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)