(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOS ANGELES

Já começou eclipse 'quase total' da Lua, o mais longo desde 1440


19/11/2021 11:03

A América do Norte e grande parte da América do Sul começaram a admirar um eclipse lunar "quase total" de quinta para sexta-feira (19), o mais longo de seu tipo desde 1440.

O eclipse, em cuja fase mais forte 99,1% da superfície visível da Lua estará escurecida (na sexta-feira às 06:03 no horário de Brasília), também é visível de partes do nordeste da Ásia, Polinésia e leste da Austrália, mas não da Europa ou da África, observou a agência espacial americana NASA em seu site dedicado ao satélite natural da Terra.

Este fenômeno começou às 04:19 (horário de Brasília), quando a lua entrou na sombra da Terra.

Para observadores baseados em solo, o disco lunar parece ser mordiscado lentamente.

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados. Nosso satélite natural está na sombra da Terra, o que o esconde de vista. Se o alinhamento não for perfeito, o eclipse não é total.

O eclipse de hoje é apenas parcial, tem duração total de 3 horas, 28 minutos e 23 segundos e será o mais longo desde o de 18 de fevereiro de 1440, que durou 23 segundos a mais.

Às 05h45 de Brasília, mais de 95% do disco lunar estava na sombra e a lua ficou com uma tonalidade avermelhada conforme a atmosfera da Terra desviou os raios vermelhos da luz do sol em seu cone de sombra.

Este fenômeno ficou mais visível durante o pico do eclipse, às 06h03 de Brasília. Às 07h47, a lua voltou a ficar totalmente visível.

Segundo a NASA, será necessário esperar até 8 de fevereiro de 2669 para testemunhar um eclipse parcial de maior duração (3 horas e 30 minutos) do que o desta sexta-feira. Um eclipse total é esperado em menos de um ano, em 8 de novembro de 2022, e durará 3 horas e 40 minutos.

O espetáculo pode ser visto a olho nu sem nenhum perigo, ao contrário dos eclipses solares. Binóculos, óculos e telescópios permitirão que se aproveite ainda mais, desde que o céu esteja claro o suficiente.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)