Nos meses de julho a setembro, o grupo chinês obteve um lucro de 5,37 bilhões de iuanes (ou 841 milhões de dólares), contra 28,7 bilhões de iuanes no mesmo período do ano anterior.
Peso pesado do setor e outrora tida como um exemplo, Alibaba foi a primeira empresa a ser alvo, no ano passado, do endurecimento dos controles no âmbito digital por parte das autoridades chinesas.
Desde então, Pequim vem ampliando sua ofensiva regulatória para outros setores, como o de videogames, ou de aulas particulares.
No início deste ano, o grupo fundado pelo bilionário Jack Ma foi multado em 2,3 bilhões de euros (US$ 2,6 bilhões) por prática de monopólio.
Abalado por essa multa recorde, o Alibaba registrou perdas trimestrais de quase 1 bilhão de euros.
Durante muito tempo, as empresas digitais se beneficiaram de uma legislação relativamente frouxa na China, sobretudo, em matéria de dados pessoais.
Nos últimos meses, as autoridades têm-se mostrado particularmente intransigentes a respeito de práticas antes toleradas e já generalizadas.
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