(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LONDRES

Atentado de Liverpool foi preparado 'pelo menos' desde abril, diz polícia


17/11/2021 09:23

O homem morto no ataque a bomba em Liverpool no domingo (14) planejava a ação pelo menos desde abril - anunciou a polícia nesta quarta-feira (17).

Emad Al Swealmeen, de 32 anos, um iraquiano convertido ao cristianismo, começou a comprar materiais para a bomba "pelo menos" desde abril, quando alugou uma casa em Liverpool, disse o chefe da unidade antiterrorista da polícia no noroeste da Inglaterra, Russ Jackson.

Al Swealmeen era passageiro de um táxi e morreu na deflagração, ocorrida pouco antes das 11h locais (8h no horário de Brasília) em frente a um hospital para mulheres. O motorista ficou levemente ferido.

O ataque aconteceu no chamado "Dia da Lembrança", data em que o Reino Unido homenageia seus mortos de guerras.

A polícia classificou esta ocorrência como um "ato terrorista", embora, de acordo com a imprensa britânica, nenhum motivo ideológico tenha sido encontrado até o momento.

O homem "sofreu episódios de doença mental, o que será a base das investigações".

Segundo a imprensa britânica, Emad Al Swealmeen era um solicitante de asilo e não estava no radar dos serviços de Inteligência. Chegou ao Reino Unido há vários anos e se converteu ao cristianismo.

Nesta quarta-feira, alguns jornais especulavam que estas conversões podem ser uma técnica usada por certos requerentes de asilo para apoiar sua causa, pondo sua honestidade em xeque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)