(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIVERPOOL

Reino Unido eleva risco de ameaça terrorista para 'grave' após explosão em Liverpool


15/11/2021 19:18

A Grã-Bretanha elevou o nível de ameaça ao terrorismo do país para "grave" nesta segunda-feira (15), o segundo maior, um dia depois de um táxi explodir em frente a um hospital de Liverpool.

"Estamos aumentando o nível de ameaça de 'importante' para 'grave'", disse o Ministro do Interior, Priti Patel, na televisão, observando que os eventos em Liverpool foram o segundo ato considerado terrorista após o assassinato do parlamentar David Amess um mês atrás.

Esse nível de ameaça significa que o risco de um ataque é considerado "altamente provável".

Pela manhã, a polícia havia descrito como "incidente terrorista" a deflagração de um táxi, ocorrido na véspera em frente a um hospital para mulheres em Liverpool, no norte da Inglaterra.

A explosão destruiu o táxi e matou o passageiro, suspeito de ter fabricado o artefato explosivo. O motorista do veículo ficou ferido.

O povo britânico "nunca será intimidado pelo terrorismo", declarou o primeiro-ministro Boris Johnson nesta segunda-feira. "Nunca cederemos àqueles que querem nos dividir com atos tolos."

Na noite de domingo, a polícia antiterrorismo relatou a prisão de "três homens de 29, 26 e 21 anos" sob a "lei do terrorismo" na área de Kensington. Nesta segunda-feira, a polícia anunciou a prisão de um quarto homem de 20 anos.

As razões para este "ato de terrorismo" ainda não são conhecidas, disse Russ Jackson, chefe da polícia antiterrorismo no noroeste da Inglaterra.

- Artefato artesanal -

Os investigadores acreditam que o dispositivo explosivo foi "fabricado" pelo passageiro, que o carregou para dentro do veículo e morreu na explosão.

O passageiro pegou um táxi na avenida Rutland, em Liverpool, e teria pedido para ser levado ao hospital feminino, a 10 minutos de carro. A polícia acredita ter identificado o autor da explosão. Seria Emad Al Swealmeen, um homem de 32 anos.

Buscas estavam sendo realizadas nesta segunda-feira em dois locais onde o suspeito teria morado.

A explosão ocorreu pouco antes das 11h00 locais durante o feriado do "Dia da Memória" no Reino Unido, que homenageia as vítimas da guerra. A algumas centenas de metros de distância, soldados, veteranos e membros do público se reuniram para uma homenagem na Catedral de Liverpool.

A polícia não sabe se a explosão também teve como objetivo as comemorações. De acordo com a mídia local, que citou investigadores e amigos do taxista, outra versão é que o passageiro queria ir primeiro à catedral, mas como algumas ruas estavam fechadas, o motorista teve que passar em frente ao hospital.

"Não podemos estabelecer uma conexão neste momento, mas é uma linha de investigação que estamos explorando", declarou Jackson em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

- "Valentia incrível" -

Alguns tabloides e lideranças políticas chamaram o taxista de "herói", que se feriu na explosão, mas teria conseguido evitar mortes de inocentes. Segundo a polícia, ele já saiu do hospital onde estava sendo tratado.

"O caso ainda está sob investigação, então não posso comentar os detalhes ou dizer exatamente que tipo de incidente foi, mas parece que o taxista em questão se comportou com incrível coragem", afirmou Boris Johnson, durante uma visita a um centro médico de Londres.

A investigação está a cargo da polícia antiterrorista, com o apoio do serviço de inteligência MI5, conforme especificado pela BBC.

De acordo com o Daily Mail, o motorista percebeu que o passageiro era um "suspeito" e o trancou no táxi antes de escapar.

"O motorista de táxi, com seus esforços heroicos, conseguiu evitar o que poderia ser uma catástrofe horrível no hospital", declarou a prefeita de Liverpool, Joanne Anderson, à BBC nesta segunda-feira. Anderson confirmou que o motorista havia "trancado as portas" do veículo.

Por sua vez, o presidente do Partido Conservador, Oliver Dowden, disse que o ocorrido "nos lembra que a ameaça do terrorismo não desapareceu".

A polícia local explicou que recebeu um alerta de explosão no domingo por volta das 11h, horário local, e que interveio rapidamente.

A área do incidente ainda estava isolada nesta segunda-feira de manhã e um "pequeno número de casas foi evacuado por precaução", informou a polícia da região.

Twitter

Daily Mail


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)