(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INDÚSTRIAS

Japão e EUA negociam redução das tarifas de aço e alumínio

Representantes dos dois países iniciaram negociação para diminuir ou suspender sobretaxas impostas pelo ex-presidente Donald Trump


15/11/2021 14:23 - atualizado 15/11/2021 14:42

Bobinas decapadas laminadas a frio são retratadas na fábrica da ThyssenKrupp Steel USA em Calvert, Alabama, nesta foto de folheto sem data disponibilizada à Reuters em 21 de novembro de 2013
Reuniões entre EUA e Japão podem abrir espaço para cortes em tarifas criadas por Trump (foto: ThyssenKrupp Steel USA/Divulgação/Reuters)

Autoridades japonesas e americanas tiveram hoje uma reunião em Tóquio para tratar de questões comerciais, depois que Washington disse estar disposta a cortar as tarifas de aço e alumínio impostas pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump.

A representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR, na sigla em inglês), Katherine Tai, e a secretária americana do Comércio, Gina Raimondo, estiveram nesta segunda-feira (15/11) na capital japonesa. Esta é a primeira escala de uma viagem por vários países asiáticos.

Raimondo se reuniu com o ministro japonês do Comércio, Koichi Hagiuda. No encontro, ambos ressaltaram a importância da cooperação entre a primeira e a terceira economias mundiais.

A representante comercial Katherine Tai fala durante uma audiência com o comitê de métodos e meios da Câmara no Capitólio em 13 de maio de 2021 em Washington DC
A representante de Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, participa de viagem a países asiáticos para discutir tarifas (foto: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP)


"A relação entre Estados Unidos e Japão é chave (...) para os valores econômicos comuns, e é por isso que esta é minha primeira parada na região", afirmou Raimondo. A secretária americana pediu a cooperação em vários setores, como o de semicondutores e das cadeias de suprimentos.

Escassez de componentes na pandemia

Ainda em meio à pandemia da COVID-19, a atual escassez de componentes e os problemas de produção dificultam a recuperação econômica global.



Embora Raimondo não tenha mencionado discussões relacionadas com as tarifas sobre o aço e o alumínio, um funcionário de alto escalão do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão confirmou que ambos os países estão "de acordo para começar as negociações".

"O que foi acordado hoje foi o início das negociações", disse Hiroyuki Hatada, do METI, "mas os detalhes virão depois". "Se as tarifas forem suspensas, será uma solução perfeita para o Japão", acrescentou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)