UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Advertências falsas de ciberataques enviadas de um servidor do FBI


14/11/2021 09:28

Vários e-mails falsos atribuídos ao Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos foram enviados no sábado de um servidor seguro do FBI, confirmou a polícia federal americana.

O FBI (Departamento Federal de Investigação) e a Agência de Infraestrutura e Cibersegurança (CISA) confirmaram o incidente após relatos de especialistas da organização europeia Spamhaus.

"O FBI e a CISA estão a par do incidente desta manhã que envolveu e-mails falsos de uma conta de e-mail @ic.fbi.gov", afirma um comunicado.

"O equipamento afetado foi desconectado pouco da descoberta do problema", acrescenta a nota, que pede à população para "ter cuidado com os remetentes desconhecidos e denunciar qualquer atividade questionável".

O FBI, no entanto, não revelou detalhes sobre a forma como os e-mails foram enviados, se foi alguém que tinha acesso ao servidor ou um hacker.

De acordo com a Spamhaus, muitos e-mails foram enviados em duas séries no sábado, a partir de um endereço oficial que é utilizado por muitas agências governamentais.

Algumas mensagens, enviadas em nome do grupo responsável por detectar ciberataques do Departamento de Segurança Nacional, afirmavam: "Urgente, seus sistemas estão em risco".

Também advertiram que os destinatários eram alvos de um ataque "sofisticado" por parte de um conhecido grupo que pratica extorsão, de acordo com a Spamhaus.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade