(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas HAIA

Irmãos indianos ganham prêmio internacional por sistema de separação de resíduos


13/11/2021 16:06

Dois jovens irmãos indianos incentivaram os líderes mundiais a agirem contra a mudança climática depois de ganharem um prestigioso prêmio neste sábado (13) por seu combate à poluição causada pelo lixo doméstico em Nova Délhi.

Vihaan e Nav Agarwal, de 17 e 14 anos, receberam o Prêmio Internacional da Paz Infantil 2021 por desenvolver um sistema para separar o lixo reciclável e organizar a coleta de lixo em milhares de residências.

A fundação holandesa KidsRights, organizadora do evento, elogiou a "coragem e compromisso no combate à poluição em sua cidade natal" de Nova Délhi, a mais poluída do mundo.

Os irmãos seguem os passos da ativista ambiental sueca Greta Thunberg e Malala Yusafzai, uma ativista educacional paquistanesa, ambas vencedoras do prêmio em edições anteriores.

Desde 2005, o KidsRights premia um menor a cada ano por seu compromisso com os direitos da criança.

"Nossa mensagem é que é preciso agir. Muitas crianças no mundo estão agindo", afirmou Vihaan, ao ser questionado sobre o que diria aos líderes mundiais na cúpula do clima COP26, que será encerrada neste final de semana na cidade escocesa de Glasgow.

"Outra mensagem seria: não fiquem no nosso caminho", acrescentou ele à AFP em uma entrevista em vídeo.

"Para todos os jovens que podem assistir e ler isto, eles nunca devem temer as mudanças climáticas", continuou.

Crescer em Nova Délhi afetou a saúde de Vihaan, que é asmático, e os irmãos gostariam de poder brincar ao ar livre com mais frequência e desfrutar da natureza.

A ideia de sua iniciativa, "One Step Greener" (Um passo mais verde), surgiu após o colapso do aterro de Ghazipur em 2017, que matou duas pessoas e causou aumento da poluição.

Os irmãos começaram em casa, separando materiais recicláveis de outros resíduos, e então criaram um grupo no WhatsApp em sua vizinhança para se juntar a várias famílias.

A iniciativa, que começou com 15 domicílios em 2018 - quando tinham 14 e 11 anos -, envolve hoje 1.500 domicílios, além de escritórios e escolas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)