(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAGA

Presidente da República Tcheca aceita renúncia formal do governo cessante


11/11/2021 20:18

O presidente tcheco Milos Zeman aprovou nesta quinta-feira (11) a renúncia formal do governo de Andrej Babis, que foi entregue a ele poucas horas antes de seu fracasso eleitoral, anunciou a presidência.

"O presidente Milos Zeman aceitou a renúncia do governo na quinta-feira, 11 de novembro (...), e o encarregou de continuar suas funções provisoriamente até a nomeação do novo governo", disse o porta-voz do chefe de Estado no Twitter.

Na terça-feira, Zeman, que continua hospitalizado por problemas hepáticos, já havia nomeado oficialmente o líder da aliança de centro-direita Ensemble, Petr Fiala, para formar o novo governo.

A aliança Ensemble, liderada pelo partido ODS de Petr Fiala, formou uma coalizão com uma aliança de dois outros partidos - incluindo o Partido Pirata - e conta com uma maioria de 108 dos 200 assentos na nova Câmara Baixa.

Na segunda-feira, Fiala formalizou a assinatura de um acordo de coalizão para definir prioridades e compartilhar ministérios no futuro governo tcheco.

A República Tcheca, membro da União Europeia e da Otan com 10,7 milhões de habitantes, vive atualmente uma nova alta da epidemia de covid-19 e um forte aumento nos preços da energia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)