(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LIMA

Castillo coloca à venda avião presidencial do Peru


10/11/2021 20:12

O presidente do Peru, Pedro Castillo, anunciou nesta quarta-feira (10) que ordenou vender o avião presidencial como medida de austeridade e destinará o dinheiro para a saúde e a educação, dois setores muito atingidos pela pandemia.

"Anuncio que venderemos o avião presidencial, recursos que serão utilizados na saúde e na educação de meninos e meninas", disse o governante em Ayacucho, no centro-sul do Peru, ao entregar um relatório público sobre os primeiros 100 dias de governo.

Além disso, Castillo anunciou que ordenará "que nenhum funcionário faça viagens aéreas na primeira classe" para acabar com os "privilégios de muitos funcionários públicos".

O avião presidencial é um Boeing 737-528 operado pela Força Aérea de Peru, com capacidade para 70 passageiros.

Esta não é a primeira vez que um presidente peruano tenta vender este avião: em 2007, Alan García fracassou em duas ocasiões quando realizou licitações públicas nas quais não houve ofertas.

A razão teria sido o alto preço pedido pela aeronave, que chegava a 18,5 milhões de dólares.

Assim como Castillo, García tinha dito que destinaria o dinheiro da venda para a saúde pública.

O avião presidencial peruano foi comprado por 27,6 milhões de dólares em 1995, durante o governo de Alberto Fujimori.

A celebração dos 100 dias de governo também serviu para que Castillo anunciasse um aumento no salário mínimo de 930 para 1.000 sóis (de 232 para 250 dólares) a partir de 1º de dezembro.

O presidente também anunciou que os estudantes retornarão às aulas presenciais em março, coincidindo com o início do ano letivo de 2022.

As aulas presenciais foram suspensas no Peru por causa da pandemia em março de 2020. Desde então, as aulas são virtuais e, em uma minoria, em escolas semipresenciais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)