(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PARIS

'A democracia é mais forte do que a barbárie', diz Hollande em julgamento por atentados


10/11/2021 16:51

O ex-presidente francês François Hollande depôs nesta quarta-feira como testemunha no julgamento dos ataques de novembro de 2015 em Paris, negando que a França tenha se tornado um alvo devido à intervenção militar na Síria e garantindo que "a democracia é mais forte do que a barbárie".

Hollande, presidente de 2012 a 2017, enfrentou perguntas sobre como um comando jihadista conseguiu fugir do controle policial enquanto preparava os ataques.

O então presidente assistia ao amistoso de futebol entre França e Alemanha na noite de 13 de novembro de 2015, no Stade de France, quando o primeiro terrorista acionou seu colete, fazendo com que os agentes de segurança o retirassem do local, enquanto ocorriam outras duas explosões.

Mais tarde, homens armados abriram fogo contra cafés e restaurantes em uma área badalada da capital francesa e invadiram a casa de shows Bataclan, matando indiscriminadamente e fazendo reféns.

Hollande foi rapidamente à TV para falar sobre o "horror" que ainda acontecia, que, no fim da noite, deixou 130 mortos e posteriormente. Posteriormente, decretou estado de emergência.

"Esse grupo nos atingiu não por causa de nossas ações no exterior, mas por causa do nosso modo de vida", afirmou Hollande, acrescentando: "A democracia sempre será mais forte do que a barbárie".

O processo é o maior da história judicial moderna francesa e os 20 réus podem ser condenados à prisão perpétua. Seis suspeitos são julgados à revelia.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)