(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

'Let's Go Brandon', um insulto codificado contra Biden


10/11/2021 16:18

Uma frase hostil se espalhou pelos Estados Unidos em menos de seis semanas e pode ser vista em bonés ou cartazes em estádios, chegando até mesmo ao Congresso em Washington: "Let's Go Brandon", que como já sabem a maioria dos americanos, significa, na verdade, "Fuck You Biden".

A velocidade com que essa frase se espalhou em um país ultrapolarizado ilustra a deterioração do debate político após a era Donald Trump. E também reflete o declínio na popularidade de Joe Biden, seu sucessor na Casa Branca.

De onde vêm essas três palavras? Tudo começou com uma simples entrevista na televisão em 2 de outubro com o piloto de corrida Brandon Brown. Depois de vencer uma competição no circuito da Nascar, o jovem de 28 anos respondia às perguntas de uma repórter quando a multidão começou a entoar um canto.

Levantando a voz para cobrir o barulho das arquibancadas, a entrevistadora disse "Como podem ouvir nos gritos da multidão: Vamos lá, Brandon! (Let's go Brandon!)". Quando claramente era possível ouvir as pessoas gritando "Foda-se Joe Biden! (Fuck Joe Biden!)".

- Viral -

O erro da repórter, combinado com a alegria de Brandon, foi o suficiente para viralizar a cena. Assim, o bordão "Let's Go Brandon" se tornou uma forma fácil e adocicada de insultar Biden, sem usar um palavrão.

Nas últimas semanas, até mesmo líderes políticos republicanos adotaram a frase, atraindo críticas do campo democrata.

Entre eles, o governador trumpista da Flórida, Ron DeSantis, que alguns veem como candidato à Casa Branca em 2024. Em um discurso em West Palm Beach, onde Trump vive em seu luxuoso clube Mar-A-Lago, ele se referiu ao "governo Brandon".

DeSantis abriu então o caminho para outros republicanos, que fizeram o bordão ultrapassar os círculos de extrema direita e se espalhar, assumindo, de certa forma, um ar de aceitabilidade.

- Bonés e camisetas -

O legislador Jeff Duncan, da Carolina do Sul, causou polêmica ao usar na Câmara dos Representantes uma máscara com "Let's Go Brandon" estampado. O governador do Texas, Greg Abbott, por sua vez, tuitou a frase, e o senador Ted Cruz, outro peso pesado republicano, posou com um banner com o slogan.

Entre os apoiadores do Trump, as camisetas de "Let's Go Brandon" estão disponíveis em todos os tamanhos e cores, inclusive com a bandeira americana ao fundo.

No final de um voo de Houston para Albuquerque, um piloto da Southwest Airlines repetiu as palavras durante uma mensagem à cabine. Chamando a conduta de "inaceitável", a companhia aérea posteriormente lançou uma investigação interna.

As autoridades esportivas, especialmente as universitárias, têm visto o fenômeno com preocupação. O bordão é usado por multidões em muitos estádios e outros locais de competição nos Estados Unidos, em especial no circuito da Nascar, conhecido por atrair um público predominantemente branco e da classe trabalhadora.

Na sexta-feira, o chefe da Nascar, Steve Phelps, alertou que sua organização não toleraria mais ver seu logotipo associado ao insulto.

E no sábado à noite, o slogan voltou a ganhar grande notoriedade quando apareceu no canal do YouTube do Saturday Night Live, o conhecido programa americano de sátira política.

Do lado dos apoiadores do presidente Biden, a reação tomou um rumo irônico, com a hashtag #ThankYouBrandon ("Obrigado, Brandon").

SOUTHWEST AIRLINES


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)