(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEERÃ

Irã não ratificará o Acordo de Paris se sanções forem mantidas


10/11/2021 13:15

O Irã não pretende ratificar o acordo climático de Paris, aprovado em 2015, enquanto as sanções internacionais contra forem mantidas por causa de seu polêmico programa nuclear, disse o chefe da Agência de Proteção Ambiental.

"Se o Irã finalizasse seu processo de adesão ao Acordo de Paris, não seria capaz de implementá-lo ou usufruir de seus benefícios por causa das sanções. Como pode assim comprometer-se (com o tratado), se não obtiver nenhum benefício com isso?", disse Ali Salajegheh, citado nesta quarta-feira (10) pela agência oficial de notícias Irna.

"Para que o Irã assine e se comprometa, a primeira condição é que essas sanções opressivas sejam levantadas", disse ele à margem da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia.

"Nossa principal mensagem nesta cúpula é que os países se comprometam a discutir como prioridade o levantamento das sanções contra a República Islâmica", acrescentou.

O alto funcionário lembrou que "a condição prévia que o Irã propôs para reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 4% até 2030 era o levantamento de todas as sanções, visto que o custo que isso representaria para o país atingir este objetivo ascende a cerca de 56.000 milhões de dólares (cerca de 48.400 milhões de euros)".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)