(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Membro do conselho do Fed renuncia e libera outro posto-chave para Biden


08/11/2021 18:15

Um dos membros do Conselho Diretor do Federal Reserve dos Estados Unidos (Fed, o banco central), Randal Quarles, anunciou nesta segunda-feira (8) sua renúncia, liberando assim um cargo importante a ser preenchido pela Casa Branca.

"Tendo em vista o fim, no mês passado, de meu mandato como vice-diretor (...) pretendo renunciar ao meu posto" no final de dezembro, disse Quarles em carta enviada ao presidente Joe Biden e logo divulgada.

Quarles, nomeado pelo ex-presidente Donald Trump, foi até 13 de outubro o vice-diretor do Fed responsável pela regulamentação bancária. Depois que esse mandato expirou, ele continuou como governador.

Biden deve, portanto, eleger dois novos governadores: um para substituir Quarles e outro para outro desses cargos já vago.

Isso dá ao presidente a oportunidade de influenciar a liderança da instituição, enquanto a ala de esquerda de seu partido pressiona pela escolha de funcionários que orientem suas ações para o combate às mudanças climáticas, maior justiça social e econômica.

A Casa Branca também deve se pronunciar sobre a continuidade ou não de Jerome Powell como chefe do órgão. O mandato de Powell termina em fevereiro de 2022.

Tradicionalmente, o titular do Fed obtém um segundo mandato, mas Trump quebrou essa tradição ao nomear Powell no lugar de Janet Yellen, hoje secretária do Tesouro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)