(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

EUA oferece recompensa de 10 milhões de dólares por hackers da DarkSide


04/11/2021 20:41

Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (4) uma recompensa de 10 milhões de dólares para encontrar os líderes do grupo de ransomware (sequestro de dados) DarkSide, na mais recente tentativa das autoridades de combater ataques de extorsão cibernética.

Washington acusa o grupo com sede na Rússia pelo ciberataque que forçou o fechamento do maior oleoduto no leste dos Estados Unidos em maio.

Os ataques de ransomware são feitos explorando brechas de segurança de uma empresa ou de um indivíduo para criptografar e bloquear seu sistema e, em seguida, exigir um resgate para desbloqueá-lo.

"Ao oferecer esta recompensa, os Estados Unidos demonstram seu compromisso em proteger as vítimas de ransomware em todo o mundo", explicou o Departamento de Estado em um comunicado.

Washington também ofereceu uma recompensa de 5 milhões de dólares por informações que levem à prisão ou condenação, em qualquer país, daqueles que tentem se juntar ao DarkSide na realização de um ataque.

Apesar da tentação do dinheiro oferecido, alguns especialistas em segurança cibernética acreditam que as recompensas não são eficazes para expor os hackers.

"Sem um caçador de recompensas disposto a viajar para sua jurisdição (a de um hacker), ensacar seu corpo inconsciente e, em seguida, deixá-lo na embaixada dos Estados Unidos mais próxima, duvido que isso tenha muito impacto", disse John Bambenek, da Netenrich, uma empresa de ciência da computação e operações de segurança.

"Para ser honesto", acrescenta, oferecer esta recompensa "também não fará mal nenhum".

O crime cibernético está aumentando. De acordo com novos dados divulgados em outubro sobre o primeiro semestre de 2021, as autoridades dos EUA foram notificadas de US $ 590 milhões em pagamentos relacionados ao ransomware.

O número é 42% maior do que em todo o ano de 2020, de acordo com um relatório do Tesouro dos Estados Unidos, e há fortes indicadores de que o custo real provavelmente está na casa dos bilhões.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)