(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CIDADE DO VATICANO

Papa Francisco recebe o presidente palestino Mahmoud Abbas


04/11/2021 15:10

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, se encontrou com o papa Francisco e várias autoridades da Santa Sé nesta quinta-feira(4) e para discutir "a necessidade de restabelecer o diálogo para uma solução de dois Estados" no Oriente Médio, anunciou o Vaticano.

No âmbito desta audiência privada, Abbas encontrou-se com o secretário de Estado Pietro Parolin, número 2 do Vaticano, e com o arcebispo Paul Gallagher, responsável pelas relações com os outros Estados.

"A necessidade absoluta de restabelecer o diálogo direto para chegar a uma solução de dois Estados, especialmente por meio de maiores esforços da comunidade internacional", foi evocada nessas conversas "cordiais", disse o Vaticano em um comunicado.

"Foi reafirmado que Jerusalém deve ser reconhecida por todos como um lugar de encontro e não de conflito, e que seu status deve preservar sua identidade e seu caráter universal como uma cidade sagrada para as três religiões abraâmicas", continuou o comunicado.

Abbas deu ao papa um quadro representando a Gruta da Natividade em Belém, lugar onde Jesus nasceu segundo a tradição cristã, antes de lhe desejar "força" e "saúde", de acordo com um vídeo divulgado pelo Vaticano.

Esta foi a sexta visita de Abbas ao Vaticano desde a eleição do papa argentino em 2013, segundo o site de informações Vaticannews. Sua última visita foi em dezembro de 2018.

Na quarta-feira, Abbas foi recebido pelo chefe do governo italiano, Mario Draghi. As duas autoridades falaram sobre "os últimos acontecimentos no Mediterrâneo e no Oriente Médio, em particular sobre as perspectivas para o processo de paz israelense-palestino", segundo um comunicado italiano.

Draghi "pediu a retomada rápida do diálogo e enfatizou que uma solução de dois Estados, justa, duradoura e negociada entre as partes, continua a ser a chave para uma estabilização regional duradoura."

Desde a chegada a Israel, em junho, de um governo de coalizão que encerrou 12 anos de administração de Benjamin Netanyahu, alguns primeiros contatos entre israelenses e palestinos foram estabelecidos, mas sem realmente abordar a espinhosa questão da paz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)