(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAN SALVADOR

Ex-presidente salvadorenho é condenado a devolver dinheiro doado por Taiwan


03/11/2021 23:50

A Justiça de El Salvador condenou nesta quarta-feira o ex-presidente Elías Antonio Saca (2004-2009), que está preso, a devolver 6 milhões de dólares desviados de fundos doados ao país por Taiwan.

Juntamente com Saca, o Segundo Tribunal de Instrução de San Salvador condenou os colaboradores do ex-presidente, Gerardo Balzaretti e Juan Tennant Wright, a devolverem 2 milhões de dólares cada um ao Estado, informou a Procuradoria-Geral da República.

O Ministério Público denunciou Saca e seus colaboradores em 2019. "Causaram um dano ao país, uma vez que esse dinheiro era destinado a obras sociais", declarou em vídeo divulgado pela promotoria um dos promotores encarregados do caso, que não foi identificado.

Saca e seus dois colaboradores são acusados de desviar 10 milhões de dólares que Taiwan destinou a El Salvador entre outubro de 2003 e abril de 2004 para a execução de quatro projetos que não foram inscritos ou registrados, apontou a promotoria.

O Ministério Público solicitou em agosto ao Segundo Tribunal de Instrução a exoneração do ex-presidente Saca e de seus colaboradores do crime de lavagem de dinheiro, por prescrição, mas pediu ao mesmo tribunal que prosseguisse com o julgamento civil para recuperar o dinheiro doado por Taiwan. Em julho, o MP realizou uma série de embargos contra o partido de direita Aliança Republicana Nacionalista (Arena), que usou parte do dinheiro.

Elías Antonio Saca cumpre desde 2018 uma pena de 10 anos de prisão por lavagem de dinheiro e outros atos de corrupção envolvendo 301 milhões de dólares durante seu mandato.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)