(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVA YORK

ONU renova mandato de missão europeia de segurança na Bósnia


03/11/2021 19:19

O Conselho de Segurança da ONU renovou nesta quarta-feira por um ano o mandato da missão militar europeia de segurança na Bósnia (Eufor Althea), apesar da oposição da Rússia ao cargo de alto representante internacional e europeu para aquele país dos Bálcãs.

Os debates e a votação no Conselho de Segurança da resolução 2.604 coincidiram com ameaças separatistas feitas repetidamente pelo líder dos sérvios da Bósnia, país dividido desde o fim da guerra, em meados da década de 1990.

Como em 2020 e 2019, a Rússia, que apoia os sérvios da Bósnia, não poupou críticas ao cargo de alto representante para a Bósnia e representante especial da União Europeia. Moscou se nega a reconhecer o alemão Christian Schmidt, que sucedeu o austríaco Valentin Inzko após 12 anos de mandato.

A Rússia contesta o próprio princípio da existência do cargo, por considerá-lo parcial. Em 2019, apelou à ONU para fechar o escritório do alto representante, acusado de fazer lobby pela integração euro-atlântica de Sarajevo.

Schmidt ocupa o cargo desde 1º de agosto, após ter sido nomeado pelo comitê diretor do Conselho encarregado de implementar a paz, composto por 55 países e independente da ONU.

As instituições bósnias têm como base um sistema complexo nascido dos acordos de paz de Dayton (1995), que conta com duas entidades autônomas, a Republika Srpska e uma federação bósnio-croata, unidas por um governo central.

Milorad Dodik, membro da presidência colegiada de um país que despreza, promete criar um exército sérvio e deseja expulsar instituições federais, como a justiça, da Republika Srpska, entidade sérvia da Bósnia.

A Força da União Europeia na Bósnia é composta por cerca de 600 homens e substituiu em 2004 a missão de manutenção da paz da Otan (SFOR).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)