(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INDIGNAÇÃO

Justiça proíbe leilão de placas nazistas para tatuar presos em Auschwitz

Casa de leilões descreveu estas placas "originais" como "os objetos mais chocantes do Holocausto", causando indignação em Israel


03/11/2021 14:45 - atualizado 03/11/2021 14:50

Placas usadas para tatuar presos em Auschwitz iriam a leilão
Casa de leilões Tzolman, em Jerusalém, tinha oito dessas placas em seu catálogo para ação no dia 9 (foto: Divulgação/Tzolmans Auction House)
A Justiça israelense bloqueou , nesta quarta-feira (3), um leilão de placas metálicas usadas pelos nazistas para tatuar os detentos no campo de concentração de Auschwitz , em Jerusalém.

O leilão estava programado para 9 de novembro, pela casa Tzolman em Jerusalém, que acrescentou ao seu catálogo oito dessas placas. Elas eram usadas para tatuar números nas pessoas presas no campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, no qual um milhão de judeus europeus e dezenas de milhares de outros prisioneiros foram mortos entre 1940 e 1945.

A casa de leilões descreveu estas placas "originais" como "os objetos mais chocantes do Holocausto", causando indignação em Israel.

Um grupo de organizações israelenses de ajuda aos sobreviventes do Holocausto apelou ao tribunal distrital de Tel Aviv para impedir a venda.

Nesta quarta, o tribunal emitiu uma "medida cautelar", bloqueando a venda. Marcou a data de 16 de novembro para uma "audiência urgente" sobre o assunto.

"Estes objetos diabólicos não podem ter donos", defendeu o advogado do grupo, David Fohrer, acrescentando que "sua venda é ilegal e mina a moral pública".

Para a presidente do grupo, Colette Avital, o lugar destas placas é em um museu.

"Esses objetos não devem ser comprados, nem vendidos, e certamente não devem ser propriedade privada", disse à AFP.

"Foram usados para crimes particularmente cruéis", para "transformar seres humanos em números", alegou.

Presos pelo regime nazista eram tatuados com números de identificação
Objetos 'foram usados para transformar seres humanos em números", alegou grupo israelense (foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
Procurado pela AFP, o dono da casa de leilões, Meir Tzolman, não quis comentar o caso por enquanto.

Yad Vashem, a instituição israelense dedicada à memória das vítimas do Holocausto em Jerusalém, também se pronunciou, afirmando que esta venda é "moralmente inaceitável" e que os objetos deveriam ser devolvidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)