(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas WASHINGTON

Casa Branca instala pela primeira vez altar pelo Dia dos Mortos


02/11/2021 21:10

A Casa Branca instalou este ano pela primeira vez um altar por ocasião do Dia dos Mortos, uma iniciativa para celebrar esta forte tradição mexicana, também espalhada pelos Estados Unidos, que foi elogiada pelo México como um "gesto de amizade".

"Feliz Dia dos Mortos da Administração Biden-Harris", saudou o governo do presidente Joe Biden e da vice-presidente Kamala Harris na conta no Twitter da Casa Branca em espanhol, juntamente com três fotos da oferenda colorida.

O altar, colocado perto da Ala Leste da residência presidencial, tem no centro uma imagem da Virgem de Guadalupe, patrona do México, e debaixo dela, uma caveira com a legenda "Dia dos Mortos 2021" em inglês e em espanhol, assinada pelo presidente e a primeira-dama, "Joe & Jill".

"Para o presidente Joe Biden e a Primeira-Dama, Dra. Biden, é importante esta oferenda que honra os entes queridos que não estão mais conosco e ressalta as tradições da nossa gente", contou à AFP um funcionário do governo americano.

A imagem da Virgem de Guadalupe foi feita por María Gloria Moroyoqui em 1993 em Nogales, Sonora, México, para o Festival Smithsonian Folklife. Também foi apresentada na exibição da Casa Branca por ocasião do Mês da Herança Hispânica, em outubro passado, explicou.

Segundo ele, os funcionários da Casa Branca levaram os quatro quadros de anjos dispostos ao lado da Virgem, e os artefatos e acessórios da oferenda, repleta de caveiras e velas.

Não faltaram tampouco as flores aromáticas e exuberantes de Cempasúchil, ícone das oferendas aos mortos todo 1º e 2 de novembro no México.

Também estavam as típicas frutas, o pão dos mortos e as guirlandas de papel picado mexicano, com imagens de caveiras em azul, violeta, preto, verde e amarelo.

"O altar do Dia dos Mortos com o qual a Casa Branca honra a memória de quem partiu e as tradições mais profundas do México nos enche de muita satisfação", disse à AFP o embaixador mexicano nos Estados Unidos, Esteban Moctezuma Barragán.

"Trata-se da demonstração mais fidedigna da nossa proximidade como povos e nações, além do amplo reconhecimento ao trabalho e aos grandes aportes culturais que realizam dia a dia todos os nossos migrantes nos Estados Unidos", acrescentou.

"O México agradece este gesto de amizade", afirmou.

Nos Estados Unidos, onde segundo números oficiais vivem cerca de 36,6 milhões de pessoas de origem mexicana, generalizou-se nos últimos anos a celebração do Dia dos Mortos, declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2008.

Alguns especialistas atribuem essa crescente popularidade a filmes de Hollywood como "007 - Contra Spectre", da saga do espião James Bond, em 2015, e a animação "Viva - A vida é uma Festa", em 2017.

Twitter


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)