(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GLASGOW

França dá mais tempo ao Reino Unido em disputa sobre pesca


01/11/2021 21:38

O presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira que não aplicará de forma imediata medidas de retaliação contra a Grã-Bretanha por uma disputa sobre direitos de pesca, enquanto prosseguem as negociações sobre o assunto.

As discussões continuarão esta semana entre a França, o Reino Unido e a Comissão Europeia, informou Macron paralelamente à reunião de cúpula da COP26, em Glasgow, descartando uma represália imediata. "Não iremos impor sanções enquanto estamos negociando".

Londres comemorou o anúncio de Macron. O ministro do Brexit, David Frost, disse que aceitou o convite do secretário de Estado da França para Assuntos Europeus, Clement Beaune, para uma reunião. "Aguardo nossa conversa na próxima quinta-feira em Paris", tuitou.

A França havia anunciado que submeteria as importações britânicas a controles mais rígidos a partir desta terça-feira, em resposta à disputa pesqueira, que se agravou desde a entrada em vigor do Brexit, no começo do ano.

"Saudamos o anúncio do governo francês de não aplicar suas medidas", declarou o governo britânico. "Como temos dito, estamos prontos para dar prosseguimento às discussões intensas sobre a pesca."

A França acusa o Reino Unido de conceder licenças pós-Brexit insuficientes a seus pescadores, e havia prometido fechar seus portos aos navios de pesca britânicos a partir de hoje e apertar o controle sobre os caminhões. Antes da cúpula do G20, a tensão aumentou ainda mais com a ameaça de Londres de aplicar "controles rigorosos" aos navios europeus em suas águas se Paris aplicasse represálias.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)