O Comitê de Planejamento da Administração Civil aprovou a construção de mais de 1.300 casas para os palestinos, das quais 170 obtiveram sinal verde definitivo, informou à AFP um porta-voz desse órgão militar encarregado dos assuntos civis nos territórios palestinos ocupados.
Em agosto passado, as autoridades israelenses afirmaram que "planejavam" conceder o total dessas permissões de construção na "Zona C".
"É uma tentativa de legitimar a colonização" israelense e "um desejo de distrair a comunidade internacional e a opinião pública mundial", estimou o ministério palestino das Relações Exteriores em um comunicado.
Israel aprovou na semana passada a construção de mais de 3.000 novas casas para colonos na Cisjordânia ocupada, apesar das críticas do governo Biden em Washington pela política de colonização.
Cerca de 475.000 colonos israelenses residem na Cisjordânia, território ocupado onde vivem 2,8 milhões de palestinos.
A colonização israelense, ilegal segundo o direito internacional, foi continuada por todos os governos israelenses desde 1967. Se acelerou nos últimos anos sob o impulso do ex-primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
Publicidade
JERUSALÉM
Israel autoriza casas para palestinos em área da Cisjordânia sob seu controle
Publicidade
