(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ROMA

Biden e Erdogan indicam em Roma que querem melhorar sua cooperação


31/10/2021 18:49

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e seu homólogo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, prometeram em Roma neste domingo (31) aumentar sua cooperação, após relações particularmente tensas nos últimos meses, afirmaram Ancara e a Casa Branca.

À margem da reunião do G20 em Roma, os dois líderes "tiveram uma conversa muito construtiva. (Biden) expressou claramente seu desejo de estabelecer relações construtivas com a Turquia e encontrar a maneira mais eficaz de administrar nossas diferenças", disse aos jornalistas um funcionário da Casa Branca que pediu anonimato.

A mesma fonte indicou que ambos "destacaram a importância da Otan". As relações entre os dois países têm sido tensas desde que a Turquia comprou um sistema de defesa russo, apesar de ser membro da Otan.

Além disso, Erdogan renunciou à expulsão de dez embaixadores ocidentais, incluindo o dos Estados Unidos, que se manifestaram pela libertação do filantropo Osman Kavala, um símbolo da repressão do governo de Erdogan à sociedade civil.

Outra questão controversa está relacionada à possível aquisição pela Turquia de caças americanos F-16. Sobre isso, "o presidente (americano) disse claramente que havia um procedimento a ser seguido" nos Estados Unidos, segundo uma fonte do governo Biden.

De acordo com um alto funcionário dos EUA, os dois presidentes também falaram sobre a situação no Afeganistão e na Síria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)