UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Retomada segue divergente entre e dentro dos países, diz G20 em comunicado


31/10/2021 12:50

O grupo das 20 maiores economias do globo (G20) avaliou hoje que a atividade econômica global tem se recuperado em um ritmo sólido em 2021, graças à implementação de vacinas e ao apoio contínuo às políticas. "No entanto, a recuperação permanece altamente divergente entre e dentro dos países, e exposta a riscos negativos, em particular a possível disseminação de novas variantes de covid-19 e ritmos de vacinação desiguais", enfatizaram os líderes em comunicado divulgado há pouco, após reunião de dois dias, em Roma, na Itália.

O grupo afirmou que continua determinado a usar "todas as ferramentas disponíveis" pelo tempo necessário para enfrentar as consequências adversas da pandemia. "Continuaremos a sustentar a recuperação, evitando qualquer retirada prematura das medidas de apoio, ao mesmo tempo em que preservamos a estabilidade financeira e a sustentabilidade fiscal de longo prazo e protegemos contra riscos de queda e repercussões negativas", trouxe o comunicado.

O G20 também destacou que os bancos centrais de seus países estão monitorando de perto a dinâmica atual dos preços. "Eles agirão conforme necessário para cumprir seus mandatos, incluindo estabilidade de preços, enquanto examinam as pressões inflacionárias onde são transitórias e permanecem comprometidos com a comunicação clara das posições políticas."

O grupo acrescentou que continua atento aos desafios globais que afetam suas economias, como interrupções nas cadeias de abastecimento. "Trabalharemos juntos para monitorar e abordar essas questões à medida que nossas economias se recuperam e para apoiar a estabilidade da economia global", prometeram.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade